segunda-feira, 18 de outubro de 2010

I Jornadas Transmontanas sobre Lúpus

... A iniciativa visa dar ênfase à região e ainda dar maior possibilidade aos doentes com Lúpus do Norte do país de participarem nesta iniciativa. De salientar que o número de doentes com Lúpus tem vindo a aumentar nos últimos anos nesta região segundo um estudo divulgado no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).
Sendo um problema de importância relevante em termos de Saúde Pública, estas Jornadas estão abertas a todo o cidadão que pretenda alargar o seu conhecimento sobre a doença, bem como poder conviver com pessoas que tenham um percurso de vida idêntico ao seu.
Trata-se de uma iniciativa de carisma particular de uma Lúpica Transmontana (Bragança).Chamo-me Sofia Santos, tenho 27 anos e foi-me diagnosticado Lúpus Eritematoso Sistémico há 11 anos com base em lesões cutâneas típicas da face em forma de borboleta, fotossensibilidade, dores articulares, alterações hematológicas e sintomas como febre, emagrecimento e fadiga extrema. Sou acompanhada clinicamente por uma excelente equipa de profissionais do Hospital Geral de Santo António (Porto), bem como pela minha Médica de Família (Bragança), e em conjunto lutamos continuamente por manter o meu Lúpus o mais estável possível.
Desde já agradeço a todos quantos possam participar e estou ao dispor para qualquer pedido de apoio ou esclarecimento sobre as Jornadas.

Sem comentários: