sexta-feira, 23 de julho de 2010

Associação de Doentes com Lupus

... Há muitos desafios para se poder confirmar se uma pessoa tem Lúpus. Os sintomas de Lúpus podem ser pouco claros, podem aparecer e desaparecer e podem mudar ao longo do tempo.
Pode levar meses ou até anos para os médicos juntarem os sintomas para diagnosticarem com clareza o Lúpus. Os sintomas podem estar relacionados com outra doença.
Nenhum teste laboratorial pode determinar se a pessoa tem ou não Lúpus.

Usam-se vários testes laboratoriais para descobrir alterações orgânicas que podem ocorrer no Lúpus.
Cada exame laboratorial dá mais informações para clarificar o diagnóstico de Lúpus, contudo o Lúpus não pode ser diagnosticado somente por testes laboratoriais.
Os médicos usam uma lista de 11 critérios para ajudar o diagnóstico de Lúpus. O doente necessita de ter pelo menos 4 dos 11 critérios para um diagnóstico conclusivo. Destes 11 critérios 7 estão relacionados com sintomas e 4 com exames laboratoriais.
Todos os exames laboratoriais, têm uma variação dentro do normal, se o seu valor, está no limite superior do normal, é muitas vezes referido como estando no limite superior (borderline).
Estes resultados são muitas vezes difíceis de interpretar e a afirmação da sua importância depende da existência de outros critérios.
Em conclusão, são necessários vários dados para o médico diagnosticar Lúpus. Os testes laboratoriais por si próprios não podem dar uma resposta definitiva se Sim ou Não há existência de Lúpus.

Fonte:

Sem comentários: