sábado, 8 de novembro de 2008

O Que é um Surto?

“Um surto é uma reactivação aguda da doença, que se manifesta pelo agravamento de sintomas pré-existentes ou pelo desenvolvimento de novos sintomas. O doente pode sentir cansaço, dores articulares, úlceras orais, manchas vermelhas na pele, dores torácicas ao inspirar, inchaços nas mãos, pés, ou face,…

Os surtos podem assumir formas muito variadas, indicam actividade da doença e geralmente necessitam de terapêutica específica (dependendo do tipo de surto), que geralmente é diferente da que o doente habitualmente tem.”

8 comentários:

Isamar disse...

Vim agradecer as tuas palavras no meu blog.Bem-hajas!
Conheço esta doença de perto através de uma amiga. Desconhecia o teu blog.Foi bom ter vindo até aqui.

Voltarei!

Beijinhos

Menina do Rio disse...

Agradeço a tua visita e carinho. Deixei um comment mais abaixo

Um beijinho pra ti

São disse...

Doenças raras são ainda mais dramáticas, por bastos motivos.
Boa semana.

Anónimo disse...

Doenças raras... Lupus. Caro Tony Madureira, confesso que é um assunto a que não posso ficar indiferente.
E como não podia deixar de ser cá estão alguns comentadores conhecidos.
Sim, ainda há muito a fazer. Mas cada um deve mexer-se, porque não acredito na "associação" local... nem nalguns comentadores da net!

Agradeço-lhe a visita e o comentário ao "aromas"

ETERNA APAIXONADA disse...

*****

Obrigada pela visita e oportunidade de conhecer teu blog.
Deixo minha solidaridade ao casal e que Deus em Sua Generosidade, os abençoe muito, renovando forças para o vencer do dia a dia.
Parabéns a você por compartilhar de forma tão completa o que aprendeu com a realidade dessa doença, o que para muitos é desconhecida.
Uma semana tranquila aos seus corações.
Luz e força no caminhar.
Abraços cá do outro lado do mar.
Helô

*****

Branca disse...

Esta é a segunda vez que passo pelo teu blog. Confesso que da primeira não tive muito tempo para aprofundar o conhecimento do lúpus e que tenho muita curiosidade. Estou agora aqui a agradecer as palavras que deixaste no meu sítio mas tive que vir a um computador que não o meu, porque o meu está para consertar e provávelmente só o terei daqui a dois ou três dias. Aí prometo voltar com mais tempo.
Agora deixo-te um grande abraço e os desejos de melhoras para a doente. Vejo que és do Marco de Canavezes e que recorrem ao HGSA. Dentro dos Hospitais da área do Porto acho que é o que tem um sistema mais humanizado.Penso que estarão bem por lá. Se precisares de alguma coisa diz. Tens o meu e-mail no meu perfil. Sempre estou mais pertinho do Hospital, passo por ele quase todos os dias.
Beijinhos
Branca

Unknown disse...

Agradecendo e retribuindo a visita.
Não conhecia este blog, um espaço dedicado a divulgar e informar sobre uma doença julgo eu não muito falada.

Conheço a doença, porque vivi perto de uma senhora que a tem, e sei que é dificil lidar com ela ( doença ).

Parabéns pelo blog, que além de interessante, tem um objectivo de louvar.

Beijinhos

Layz Costa disse...

Ohh, obrigada pela visita e pelo comentário!
Vir aqui no seu blog é sempre maravilhoso. Eu, por exemplo, saio me sentindo mais médica, mais entendida.
hahaha
beijo, boa semana =*