segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Renal Crónico

Prevenção é a melhor arma contra a doença silenciosa.

Doenças que comprometem rins atingem dois milhões de pessoas em todo Brasil; números poderiam ser menores se campanhas instrutivas fossem realizadas com mais freqüência no país.

Sem sintomas no início, os problemas renais crónicos chegam silenciosos e o paciente só percebe quando o estágio já está avançado. Hoje a doença atinge dois milhões de pessoas em todo o Brasil, números que poderiam ser menores se campanhas instrutivas fossem realizadas. Segundo médicos, a prevenção é a melhor arma no combate à doença, que cresce assustadoramente.
Com o tempo os problemas começam a se agravar, mas até descobrir que está com insuficiência renal se passou mais de um ano de diagnóstico e tratamento errado. Segundo a coordenadora da equipe de transplante de Umuarama, a nefrologista Sandra Mara Oliver Aguilar, por ser uma doença que no início não apresenta sintomas, muitas pessoas não sabem que os rins não estão funcionando. Quando descobrem, já é tarde. “Pessoas que têm histórico familiar de doenças renais, cálculo renal, hipertensão, infecção urinária, diabetes e gota devem realizar exames preventivos”, ressaltou.Para a doutora, a prevenção é o melhor meio para que o índice de doentes renais comece a cair, pois na maioria das vezes o paciente chega tarde ao nefrologista. Quando a doença é diagnosticada antes de o paciente perder 60% a 70% da função renal, o tratamento pode recuperar o rim.CAUSAS – A insuficiência renal ocorre quando o rim começa a perder sua capacidade de filtrar os líquidos do sangue – o órgão deixa de filtrar a água e as substâncias químicas do sangue, que devem ser eliminadas. Com isso, acaba ficando retido na circulação o excesso de líquido e substâncias tóxicas para as células. Devido à retenção de líquidos, a pessoa começa a apresentar edema (inchaço) principalmente nos membros inferiores.Entre as causas da insuficiência renal estão diabetes, hipertensão arterial, cálculo renal, problemas de próstata, infecção urinária, cistos, nefrites, vasculite, lúpus, gota, doenças hereditárias e o uso frequente e indiscriminado de anti-inflamatórios, entre outros
medicamentos...


Fonte:
http://www.ilustrado.com.br/noticias.php?edi=310808&id=00000013

1 comentário:

Carecaloira disse...

passei só para deixar um beijinho

Marina